sexta-feira, 17 de junho de 2011

CRISE DE 1929

Digite aqui o resto do post

A crise de 1929 está intimamente ligada a Primeira Guerra Mundial. Leia o texto clicando no link e responda as questões a seguir:

1- Escreva qual a relação da Primeira Guerra Mundial com a crise de 1929?

2- Por que ocorreu a crise de 1929?

3- No que essa crise afetou a economia do Brasil?

4- Quais foram as consequencias da crise de 1929?

6 comentários:

Luan e Axl 9º C disse...

1-A primeira guerra mundial fez os EUA se tornarem aprincipal potência mundial.Os paises europeus começaram a importar grandes quantidades de produtos americanos,mas os países europeus se recuperaram rapidamente e pararam de importar dos EUA o que gerou uma sobrecarga na industria americana,o que gerou desmprego e um rombo na economia americana.

2-Porque os EUA produziram demais e não tinham para quem exportar,gerando uam sobrecarga nas industrias,que por consequência demitiu grande quantidade de funcionários gerando uam grande crise.

3-o Brasil, que tinha os Estados Unidos como principal comprador de café. Com a crise, o preço do café despencou e houve uma superprodução, gerando milhares de desempregados no Brasil.

4-Para solucionar a crise, o eleito presidente Franklin Roosevelt, propôs mudar a política de intervenção americana. Se antes, o Estado não interferia na economia, deixando tudo agir conforme o mercado, agora passaria a intervir fortemente. O resultado disso foi a criação de grandes obras de infra-estrutura, salário-desemprego e assistência aos trabalhadores, concessão de empréstimos, etc. Com isso, os Estados Unidos conseguiram retomar seu crescimento econômico, de forma gradual, tentando esquecer a crise que abalou o mundo.

Anônimo disse...

eu ja fiz mas eu não sei onde foi para.........

Anônimo disse...

esse negocio e muito chato

Daniel Lucas e Leticia Camila 9ºC disse...

1-)A relação foi que os Estados Unidos estavam vivendo seu período de prosperidade e de pleno desenvolvimento,as indústrias começaram a fechar porque os países que adquiriam começaram a fabricar os produtos.

2-)Ocorreu porque o aumento da produção não acompanhou o aumento dos salários, a mecanização gerou muitos desemprego.

3-)Afetou porque o Brasil vendia café pra os Estados Unidos, e o preço despencou e houve uma superprodução, gerando milhares de desempregos no Brasil.

4-)O resultado foi a criação de grandes obras de infraestrutura,salário-desemprego e assistência aos trabalhadores,consseção de empréstimos.Com isso os Estados Unidos conseguiram retorna ao seu crescimento econômico.

Carolyna 9ºC disse...

1- A primeira guerra mundial fez os EUA se tornar a principal potencia mundial.Os paisses europeus começarem a importar grandes quantidades de produtos americanos,mas os paises europeus se recuperam rapidamente.E como consequência pararam de importar dos EUA o que gerou uma sobrecarga na industria que para se reerguer teve que demitir funcionários gerando grande desemprego,agravando a crise.

2-Porque os EUA produziram demais e não tinha para quem exportar,o que gerou uma crise de desemprego e uma crise economica.

3-O Brasil era grande exportador de café para os EUA que por causa da crie deixou de importar do Brasil.

4-O governo americano começou a interferir na economia,criou medidas de apoio aos trabalhadores e reergueu a economia Americana.

Patrick e Wesley 9°C disse...

1-os 3 períodos apresentam uma ligação muito forte, pois a alemanha derrotada na Primeira Guerra, seguido pelo Tratado de Versailhes deu sinal verde para o nascimento de grupos radicais de extrema-direita, para-militares e Políticos, como o Freikorps e o Nazismo.

2- A crise de 1929 aconteceu devido ao excesso de consumo e de compras de produtos e de bens móveis e imóveis, principalmente de imóveis !
Antes da crise americana de 1929, os Estados Unidos e o povo americano passaram por um enorme período de prosperidade financeira e econômica.
Tal prosperidade impulsionou o consumo, incentivou a todos a endividar e a comprar mais e mais produtos, os bancos passaram a financiar grande quantidade de dinheiro para as empresas e para os clientes de um modo geral, houve consequentemente um aumento significativo dos valores das ações de empresas nas bolsas de valores.
Entretanto, segundo a lei de mercado, o consumo deve ser proporcional a demanda de dinheiro que circula no mercado. Devido a uma falta de controle no mercado financeiro e imobiliário pelo governo norte americano, as empresas se endividaram muito na expectativa de lucrar mais ao passo que a quantidade de mercadorias estavam acima da demanda de dinheiro que circulava no mercado. O resultado foi catastrófico, houve queda enorme das ações nas bolsas de valores que resultou na desvalorização das empresas (ações das empresas nas bolsas de valores), muitos empresários NÃO conseguiram vender suas mercadorias e ainda tiveram que amargar uma dívida sem ter a menor condição financeira de quitar suas dívidas, situação semelhante foi a dos banqueiros que não conseguiram receber de volta os valores que emprestavam aos seus clientes !
Para combater a crise financeira o presidente norte americano Roosevelt, criou o plano conhecido como New Deal ( tradução: novo trato) que pode ser resumido em emissão da moeda americana para financiar as dívidas da iniciativa privada e a criação de um controle no sistema financeiro, bancário e o controle das bolsas de valores.

3 -A Crise de 1929 atingiu em cheio a economia do Brasil, muito dependente das exportações de um único produto, o café. Mas, mais do que gerar dificuldades econômicas, o crash que completa 80 anos em 2009 provocou uma mudança no foco de poder no país, acabando com um pacto político interno que já durava mais de trinta anos.
4-
"Os efeitos da Grande Depressão foram sentidos no mundo inteiro. Estes efeitos, bem como sua intensidade, variaram de país a país. Outros países, além dos Estados Unidos, que foram duramente atingidos pela Grande Depressão foram a Alemanha, Austrália, França, Itália, o Reino Unido e especialmente o Canadá. Porém, em certos países pouco industrializados naquela época, como a Argentina e o Brasil (que não conseguiu vender o café que tinha para outros países), a Grande Depressão acelerou o processo de industrialização. Praticamente não houve nenhum abalo na União Soviética, pois por se tratar de um país socialista, estava com a econômia fechada para o capitalismo. Os efeitos negativos da Grande Depressão atingiram seu ápice nos Estados Unidos em 1933. Neste ano, o Presidente americano Franklin Delano Roosevelt aprovou uma série de medidas conhecidas como New Deal."

Além disso, é importante lembrar que essa crise causou uma onda de desemprego e recessão nos EUA que só foi superada anos mais tarde com o New Deal, uma política econômica caracterizada pela participação do Estado no mercado.