terça-feira, 29 de julho de 2008

Movimento divisionista de Mato Grosso


O nosso Estado MS(Mato Grosso do Sul) é um Estado jovem, sua criação está ligada a interreses econômicos, políticos entre outros.Essa divisão para o surgimento do nosso Estado não aconteceu de uma hora para a outra, foi um processo longo e com vários acontecimentos.Observe o texto a seguir, depois produza um texto contando como foi a criação do Estado do MS: http://www.anpuh.uepg.br/xxiii-simposio/anais/textos/RICARDO%20SOUZA%20DA%20SILVA.pdf

16 comentários:

Anônimo disse...

As idéias de separar o estado de Mato Grosso do Sul tiveram início no começo do século XX, com uma revolta chefiada pelo coronel Mascarenhas, que resultou na derrota dos rebeldes. O norte sempre resistiu, por temer o esvaziamento econômico do Estado. Durante a Revolução Constitucionalista de 1932, a região sul aderiu ao movimento, sob a condição de que em caso de vitória obteria a divisão.
Em 11 de outubro de 1977, Mato Grosso do Sul foi finalmente desmembrado, transformando-se em Estado no 1.º de janeiro de 1979, com a posse do primeiro governador, o engenheiro gaúcho Harry Amorim Costa, e da Assembléia Constituinte.
Foi o presidente Ernesto Geisel quem decidiu pela divisão e assinou a Lei Complementar número 31, que promoveu a mudança.

Anônimo disse...

O nosso estado esta ficando cade vez mió.

Anônimo disse...

O estado de Mato Grosso do Sul foi criado a partir do desmembramento territorial do estado de Mato Grosso.
Quando Jânio Quadros( que era de Campo Grande), foi eleito Presidente da Republica,todos apostavam que ele aceitaria essa idéia, mas loo no inicio do mandato , anunciou que não apoiaria qualquer proposta.
Depois de uma pequena revolta Constitucionalista onde o sul aproveitou a sitação e formo um governo de 90 dias, que decretou a divisão de MT, formando MS em 1977

Anônimo disse...

Mato Grosso Do Sul:
povoamento,memória e história

Através da lei complementar nº de 31 de 11 de outubro de 1977,o governo do General_Presidente.Ernesto Geisel criou o estado de Mato Grosso Do Sul,a partir do desmembramento territorial do Estado de Mato Grosso.Esta obra do pensamento autorítario que controlou o Estado brasileiro do golpe civil_militar de 1964 até meados da década de 1980,deixou os segmentos dominantes da Sociedade local eufórica na mesma medida que atônitos,pois mesmo que o fato constituíse uma antiga aspiração de grande parte do "coronelismo"colocado na porção Sul de Mato Grosso,há tempos a questão estava entregue ao esquecimento,era esploraticamente citada no impreso em seu parlamento Federal,sem maiores consequências.

Anônimo disse...

O Estado de Mato Grosso do Sul formava um só Estado juntamente com o Estado de Mato Grosso. Desde o início deste século, no entanto, a região sul de Mato Grosso aspirava tornar-se um Estado independente, idéia rejeitada pela região norte, que temia o esvaziamento econômico do Estado. Em 11 de outubro de 1977, foi aprovada lei que desmembrou a parte sul do Estado de Mato Grosso, transformando-a em Estado em 1º de janeiro de 1979.

Anônimo disse...

As idéias de separar o estado de Mato Grosso do Sul tiveram início no começo do século XX, com uma revolta chefiada pelo coronel Mascarenhas, que resultou na derrota dos rebeldes. O norte sempre resistiu, por temer o esvaziamento econômico do Estado. Durante a Revolução Constitucionalista de 1932, a região sul aderiu ao movimento, sob a condição de que em caso de vitória obteria a divisão.

Anônimo disse...

As idéias separatistas de Mato Grosso do Sul tiveram início no começo do século XX, com uma revolta chefiada pelo coronel Mascarenhas, que resultou na derrota dos rebeldes. O norte sempre resistiu, por temer o esvaziamento econômico do Estado. Durante a Revolução Constitucionalista de 1932, a região sul aderiu ao movimento, sob a condição de que em caso de vitória obteria a divisão. Em 11 de outubro de 1977, Mato Grosso do Sul foi finalmente desmembrado, transformando-se em Estado no 1.º de janeiro de 1979, com a posse do primeiro governador, o engenheiro gaúcho Harry Amorim Costa, e da Assembléia Constituinte. A primeira eleição só ocorreu em 1982. Para justificar o desmembramento, o governo federal argumentou que o antigo Estado dispunha de área muito extensa, que dificultava a administração, além de apresentar claras diferenças ecológicas.

O maior evento histórico que ocorreu nas terras do atual estado foi a Guerra do Paraguai, nas quais os exércitos Brasileiro, Argentino e Uruguaio combateram juntos os Paraguaios, esse combate praticamente destruiu o Paraguai, potência econômica durante o período da guerra (Séc XIX).
Estado de Mato Grosso do Sul

Anônimo disse...

Esse que está em cima é da Millena e da Juliana, foi a tonta da jú que fez isso....☻

Anônimo disse...

Em 11 de outubro de 1977, Mato Grosso do Sul foi finalmente desmembrado, transformando-se em Estado no 1.º de janeiro de 1979, com a posse do primeiro governador, o engenheiro gaúcho Harry Amorim Costa, e da Assembléia Constituinte.
Foi o presidente Ernesto Geisel quem decidiu pela divisão e assinou a Lei Complementar número 31, que promoveu a mudança.

Anônimo disse...

A DIVISÃO DE MATO GROSSO
Depois de uma pequena divisão do estado durante a revolta CONSTITUCIONAL onde o sul aproveitou a situação e formou um governo de 90 dias,em 1977 o governo federal decretou a divisão,criando o MATO GROSSO DO SUL devido as dificuldades de desenvolvimento da região devido a extensão de terra.

Anônimo disse...

As idéias de separar o estado de Mato Grosso do Sul tiveram início no começo do século XX, com uma revolta chefiada pelo coronel Mascarenhas, que resultou na derrota dos rebeldes.

Anônimo disse...

Através da Lei Complementar nº 31, de 11 de outubro de 1977, o governo do General-Presidente Ernesto Geisel criou o Estado de Mato Grosso do Sul, a partir do desmembramento territorial do Estado de Mato Grosso. Esta obra do pensamento autoritário que controlou o Estado brasileiro do golpe civil-militar de 1964 até meados da década de 1980, deixou os segmentos dominantes da sociedade local eufóricos na mesma medida que atônitos, pois, mesmo que o fato constituísse uma antiga aspiração de grande parte do “coronelismo” alocado na porção sul de Mato Grosso, há tempos a questão estava entregue ao esquecimento, era esporadicamente citada na imprensa ou no Parlamento Federal, sem maiores conseqüências. Diga-se de passagem, até o anúncio das pretensões governamentais em criar uma nova unidade da federação, a Liga Divisionista, entidade organizada em 1932 com o objetivo de lutar pela criação do estado, encontrava-se desativada. Pode-se dizer que não apresentava sinais vitais desde 1961, quando suas esperanças foram renovadas com a eleição de Jânio Quadros, que era natural de Campo Grande, para assumir a Presidência da República. No entanto, logo no início do mandato, Jânio anunciou que não apoiaria qualquer proposta de divisão do Estado de Mato Grosso. Contudo, no início de 1977, quando esses setores tomaram ciência da possibilidade concreta da “sonhada” divisão, procuraram imediatamente intervirem no processo com o objetivo, ao que tudo indica, de extraírem o máximo de vantagem, inclusive política. Como não formavam um todo homogêneo, cada segmento se lançou ao jogo à sua maneira. O grupo liderado pelo influente advogado e pecuarista Paulo Coelho Machado, por exemplo, retirou, às pressas, a Liga Divisionista da hibernação, reativando-a em 25 de março de 1977, numa assembléia restrita a convidados1. O

Anônimo disse...

O estado do Mato Grosso do Sul originou-se apartir de reclamações feitas por fazendeiros, porque ficava longe da capital (Cuiaba) e por causa dos indigenas que invadiam suas terras.

Anônimo disse...

A região sudoeste do atual estado de Mato Grosso do Sul por longos anos esteve sob a influência espanhola. Quanto ao restante do estado, desenvolvia-se muito lentamente, principalmente devido às dificuldades de comunicação com o restante do país, apesar de, desde 1617, a região leste sul-matogrossense ter recebido visitas de bandeirantes paulistas, e de em 8 de abril de 1719 ter sido criada Cuiabá. O sul matogrossense era uma área de difícil acesso, para não se dizer isolada, e suas cidades do período colonial foram se fundando lentamente

Anônimo disse...

A divisão não foi facio ,mas aconteceu.Em 11 de outubro de 1977, foi aprovada lei que desmembrou a parte sul do Estado de Mato Grosso, transformando-a em Estado em 1º de janeiro de 1979. O estado de Mato Grosso do Sul foi criado a partir do desmembramento territorial do estado de Mato Grosso.
Quando Jânio Quadros( que era de Campo Grande), foi eleito Presidente da Republica,todos apostavam que ele aceitaria essa idéia, mas loo no inicio do mandato , anunciou que não apoiaria qualquer proposta. O estado recebe milhares de turistas, todos os anos, que seguem principalmente os melhores lugares do nosso estodo Planalto da Bodoquena, Pantanal, Bonito ,Corúmba e Campo Grande ets...

Anônimo disse...

Neste dia 1º de janeiro de 2008 completa 29 anos da divisão de Mato Grosso e criação do Estado de Mato Grosso do Sul. A assinatura do decreto que estabeleceu a divisão aconteceu em 11 de outubro de 1977. No entanto, a criação do novo Estado ocorreu, efetivamente, em 1º de janeiro de 1979. Foi o presidente Ernesto Geisel quem decidiu pela divisão e assinou a Lei Complementar número 31, que promoveu a mudança.

Nós Sul-matogrossense temos muito orgulho da nossa terra,pois somos pessoas fortes que não tem medo de encarar o mundo e caipiras .
no Mato Grosso do Sul existe pessoas de bem , trabalhadoras que queren sustentar sua familia mas tanbem existe pessoas mesquinhas nogentas etc pra não falar outras coisas eu estou falando isso por que eu esto indiguinado com a nossa sociedadedrogas desmatamento armas mortes e tudo isso por causa do homem pleibois que se enbebedam pega o carro e sai bate e fere pessoas inossente homens que compram armas para matar outro por causa de bebidas em bares criansas com armas roban para sustentar a familia e eu não estou aqui falando isso por nada pois aimda tem umomte de gemte que acha que o mundo é lindo e florido como na tv pois não é o tenpo passa as coisas mudan e não para melhor e si para pior mas armas mas maortes cada dia mais orriveis pais que matm os proprios filhos me descupe se eu falei auguma besteira é só minha indiguinassão