quarta-feira, 18 de junho de 2008

A ERA VARGAS


Esse é um período da história brasileira de muitas perguntas, dúvidas e respostas. Vargas, uns endeusão, outros o odeiam, mas qual realmente a posição dos brasileiros a respeito de Getúlio Vargas? No seu mandato ocorrem coisas como a ditadura militar, a criação das leis trabalhistas, entre outras.Com base nos estudos feitos(aula, júri simulado)relate através de um pequeno texto posicionando-se a respeito da Era Vargas.

25 comentários:

Anônimo disse...

Na minha opinião, Getúlio Vargas foi um presidente regular por ter praticado tanto coisas boas como coisas que não favoreceu a população.
Com certeza, ele poderia ter sido um presidente muito melhor do que ele havia sido na época...
Na minha opinião, ele não deveria ter obrigado algumas pessoas a votar nele, ele roubou votos, e isso fez com que ele vencesse a eleição. Mas, por outro lado, as leis que ele exerceu favoreceu uma boa parte da população, dentre elas, foi criada a carteira profissional, instituiu o salário mínimo, entre outros.
Essa é a minha o´pinião!

Anônimo disse...

muitos dizem q as leis q ele fez foram ruis para o Brasil e q ele fez isso pensando somente nele.
Mas se isso fosse verdade ele não teria feito essas leis para beneficiar os trabalhadores, que são a maioria dos brasileiros. com certeza ele foi um ótimo politico q ajudou muita gente a conseguir seus direitos e a poder trabalhar um tempo certo sem ser escravisado e a ganhar um mesmo valor de salário, sem desigualdades.

Anônimo disse...

PRA MIM GETÚLIO VARGAS NÃO FEZ AQUELAS LEIS SÓ NO BENEFIO DELE MAIS PARA O POVO DELE ,MAIS TODOS OS GOVERNOS TEM QUE FAZER ALGUMAS CONSTITUÇOES PRA ELE E PARA SEU POVO E ASSIM ELE CONQUISTA O SEU VOTO, EU ACHO QUE TUDO QUE ELE FEZ AJUDOU ELE MESMO E O SEU POVO.

Anônimo disse...

Foi uma era em que praticamente todos acreditavam nele sem saber de verdade quem ele era...vindo de longe,e sendo de outra origem, trapasseando somente para ganhar,´´poder´´, roubando, corrompendo, passou por cima de tudo e de todos; fez as leis trabalhistas propriamente a seu favor, pensando que no futuro as mesmas estariam a seu favor.
Getúlio fez a burrada de colocar o Brasil na Segunda Guerra Mundial,, teve milhares de feridos.Brasil ficou em péssimas condições, tanto financeiras como econômicas. A única vantagem foi que a guerra contribuiu para o fim do regime do Estado Novo. Apesar de ter furtado, roubado, e forjado documentos importantíssimos.

Anônimo disse...

Vargas, afetou a população brasileira das piores formas possiveis.
Pois criou leis trabalhista mais escravisava seus proprios empregados.Getulio pretendia assim como consiguiu chegar ao governo, trapasseando e através do votos de cobrestoe de um golpe.Vargas teve que dar um golpe para conseguir a presidencia, golpes para permanecer por 15 anos.Sem seus GOLPES getulio não seria nada.ele criou o estado novo para ter tudo em suas maõs.Ouve varios movimentos para tentar tirar Getulio do gover por que não estavam satisfeito.

Anônimo disse...

[i]Getulio Vargas pode até ter sido uma pessoa autoritaria em seu mandato, querendo sempre estar acima de tudo no topo, mas ele fez leis que não retornariam em seu beneficio proprio mais sim em beneficio do seu povo.

Anônimo disse...

Jetúlio Vargas criou a justiça do trabalho, instituiu o salário minímo, a Consolidação das leis do trabalho. Os direitos trabalhistas também são fruto de seu governo: carteira profissional, semana de trabalho de 48 horas e as férias remuneradas.Investiu na área de infra-estrutura, criando a Companhia Siderúrgica Nacional (1945). Em 1938 criou o IBGE. Criou a campanha do "Petróleo é nosso".
Embora tenha sido ditador e governado com medidas controladoras e populistas, Vargas foi um presidente marcado pelo investimento no país.

Anônimo disse...

Pelo que vi até agora,não poderia falar que ele foi um mau,nem um bom presidente.
Pode até ter assassinado seus opositores mas por outro lado criou várias leis que estão em vigor até hoje e essa questão dele ter feito leis para ganhar esta certo,por que nunca que um político ia fazer algo para perder.(todo político é corrupto,pelo menos até hoje nunca apareceu nenhum que não seja...)

Anônimo disse...

As leis que vargas criou foi bom sim para o povo!
ele pode sim ter pensado no bolso dele mais ninguem pode nega que foi otimas leis que beneficiram muito os trabalhadores!
e se o povo voto nele para elege-lo de novo é porque gostaram das leis, e se o povo gosto das leis é porque foi bom para o brasil.
A constituiçao de 1934 atendeu aos interesses dos antigos tenentistas e nacionalistas,na medida em que promoveu a modernizaçao das instituiçoes socias.que por exemplo,prevendo a naçionalizaçao de empresas estrangeiras quando "NESSESARIO".
CONCLUSAO DO GOVERNO VARGAS:
O governo de vargas apontou pontos negativos e positivos p/o pais.
o pais fez grandes avaços na area economica com a modernizaçao industrial e INVESTIMENTOS e infra-estrutura os trabalhadores tambem foram bastante beneficiadod com as leis trabalhistas . Porem no aspecto politico o estado novo significou a falta de democracia,censura e aplicaçao de um regime de carater populista.

Anônimo disse...

JETULIO vARGAS foi um politico curupto , alem de roubar votos , fez dividas para o brasil. A acusação são muitas + a qui mais me entrigou foi dos assacinatos criminoso , q ele mandou matar para continuar no prder. Alem de mais fatos . resumino Getulio Vargas foi o pior presidente do brasil.

Anônimo disse...

Vargas foi um presitente muito bom mas, com esseção de ser corrupto criou muitas leis que favoreceu a melhoria do povo e muitas foi ao bolso dele.Ele matou muitos deputados para chegar até lá na presidência e escravisou seus fucionários.Ele era corrupto des da adolescência . Criou uma guerra para não ter eleição e com isso não pedeu a candidatura, a famosa guerra café com leite.

Anônimo disse...

foi o melhor presidente que esse país já teve. A maior prova é esta todos os direitos trabalhistas que existem hoje foram criados por Vargas. Agora vem uma porcaria de lula querendo se comparar à ele.

Anônimo disse...

Vargas não foi um bom presidente,porque ele só pensava nele mesmo. Não vamos negar que ele criou algumas leis que benificiaram o povo, mas essas leis eram somente para benificiar ele mesmo, tudo que ele fazia pensava em como poderia sair ganhando.
Depois que Getúlio liderou o movimento da revolução, ele assumiu a Presidência da República teve a missão de organizar um novo governo para o país, mas isso foi ruim para o país, ele não foi um bom presidente porque de tão louco que ficou pelo poder chegou até mandar matar seus concorrentes.

Anônimo disse...

Vargas roubou para continuar no mandato,matou seus oponentes e,fez leis contra o povo.Fazendo grande alarde sobre a AMEAÇACOMUNISTA,Getúlio decretou o estado de guerra QUE CONSISTIA na suspensÃO dos direitos e garantias individuais.Com isso,as perseguiçÕes políticas aumentaram e as forças populares foram desarticuladas.

Anônimo disse...

Getúlio Vargas não pode ser considerado um mau presidente,pois ele criou varias leis a favor do povo.Mas cometeu varios crimes.

Anônimo disse...

Getúlio Vargas não foi bom presidente em algumas partes.Em algumas idéias ele pensava nele, em outras no povo, então não dar para definir se ele foi um bom presidente.Como na proibição de menores de 14 anos de trabalhar ele pensou no povo.

Anônimo disse...

Na minha opnião ninguém tem o direito de julgar as pessoas pelos seus atos, já que todos sabiam o que ele tinha feito quado adolescente agora que já tinham o elegido como presidente começaram a sofrer todas as "atitudes irresponsáveis dele" pois para quem não sabe nenhuma pessoa em suas normais condições fari uma coisa para se prejudicar e em algum momento ele pensou no povo ou saiu perdendo nesta história.......

Anônimo disse...

Na minha opinião, Getúlio Vargas foi um presidente bom e mal ao mesmo tempo, mais ele teve um pouco mais de bom e por isso da minha opinião!

Anônimo disse...

Hoje em dia ainda existe o preconceito,as pessoas não percebem que isso faz mal a todos,se existir o preconceito racial nunca teremos um mundo melhor,e nem feliz o bastante.
Somos todos iguais.

Anônimo disse...

Na minha opinião a Divisão do Estado de Mato Grosso ajudou muita gente, naquela época nao existiam direitos trabalhistas e nem direitos humanos.
Só para se ter uma idéia Getúlio Vargas escravizava os índios.
Foi graças a Janío Quadros que os índios puderam ser libertados, ele recusou a proposta do General de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul continuarem a serem um único Estado.

Anônimo disse...

na minha opinião vargas foi um pessimo presidente ......mandar matar pessoas pra continuar em seu cargo isso já é d+ ....ele mandou prender um jovem joralista na discarga de um carro e mandou que o arrastassem pela rua pra todos verem o que poderia acontecer com qualquer um que abrice a boca para protestar os atos horriveis que ele estava cometendo..portanto ele naum é naum foi e nujca vai ser um bom presidente

Fernanda Paula disse...

Fernanda Paula

Tudo bem que Getúlio como qualquer e todo presidente, todo político, teve sim suas falhas, porém tudo uma questão de visão, uma história tem sempre dois lados, cabe a nós analisarmos-a imparcialmente. Ditador, imprevisível, severo, mas também homem de visão, queria o crescimento igualitáro do país, para isso não priorizou uma só classe, mas fez muito para os pobres, porque sabia que o crescimento vem de baixo, das clases menos favorecidas.
Analisemos sua atuação hoje, não recaiu sobre nós nenhum ponto negativo, mas desfrutamos seus ótimos trabalhos aqui no presente, graças a ele temo o direito do voto, a carteira de trabalho e inúmeros direitos... Cabe escolhermos, julgar ou sermos apenas gratos.

joao paul disse...

acho q vargas foi muito altoritario apesar de tudo o q fez d bom ele fez muitas cagadas

Anônimo disse...

na minha opiniao o presidente vargas nao fez nd de bom pois ele roubou votos,obrigou pessoas inocentes a votar nele e por isso ele venceu a eleição eu acho que ele poderia ter sido um bom presidente para ajudar o nosso povo do nosso brasil que é tao bondoso e precisa de ajuda dos politicos e é por isso q elas votas pq elas acham que votando o mundo pode mudar,mas como o dinheiro cega,talves ele queria muito mudar o brasil e porisso se elegeu mas depois que venceu vi tanto dinheiro e percebeu que podia ter o tanto de dinheiro que ele quisece sem precisar de fazer nada aí ele so pensou nele e em mais ninguem.

princesa disse...

na minha opiniao o presidente vargas nao fez nd de bom pois ele roubou votos,obrigou pessoas inocentes a votar nele e por isso ele venceu a eleição eu acho que ele poderia ter sido um bom presidente para ajudar o nosso povo do nosso brasil que é tao bondoso e precisa de ajuda dos politicos e é por isso q elas votas pq elas acham que votando o mundo pode mudar,mas como o dinheiro cega,talves ele queria muito mudar o brasil e porisso se elegeu mas depois que venceu vi tanto dinheiro e percebeu que podia ter o tanto de dinheiro que ele quisece sem precisar de fazer nada aí ele so pensou nele e em mais ninguem.