quarta-feira, 21 de maio de 2008

A Abolição da esvravidão no Brasil



Olá, vivemos em um país em que há uma mistura de raças ( se é que esse termo é correto), mas a questão é que em 13 de maio de 1888 foi assinada a Lei Áurea que abolia a escravidão. Hoje os negros devido as suas condições sociais de antes, durante e após a escravidão realmente deixaram de ser "escravos"?!Ocupam posições sociais privilegiadas? Quais as diferenças nas vidas dos negros, comparando o antes da libertação e o hoje? Qual o real motivo da libertação dos escravos? Tendo consciência do antes e do hoje construa um texto posicionando-se diante do assunto (A abolição da escravatura no Brasil).

27 comentários:

Unknown disse...

A PRINCESA IMPERIAL Regente em Nome de Sua Majestade o Imperador o Senhor D. Pedro II, Faz saber a todos os súditos do IMPÉRIO que a Assembléia Geral Decretou e Ela sancionou a Lei seguinte:

Art. 1º - É declarada extinta desde a data desta Lei a escravidão no Brasil.

Art. 2º - Revogam-se as disposições em contrário.



Manda portanto a todas as autoridades a quem o conhecimento e execução da referida Lei pertencer, que a cumpram e façam cumprir e guardar tão inteiramente como nela se contém.

O Secretário de Estado dos Negócios d'Agricultura, Comércio e Obras Públicas e Interino dos Negócios Estrangeiros Bacharel Rodrigo Augusto da Silva do Conselho de Sua Majestade o Imperador, o faça imprimir, publicar e correr.

Dado no Palácio do Rio de Janeiro, em 13 de Maio de 1888 - 67º da Independência e do Império.

Carta de Lei, pela qual Vossa Alteza Imperial manda executar o Decreto da Assembléia Geral, que Houve por bem sancionar declarando extinta a escravidão no Brasil, como nela se declara.

Para Vossa Alteza Imperial ver.

Anônimo disse...

Ainda hoje existe o preconceito, embora esse ocorre de forma mais sofisticada, ou capitalista. Hoje o preconceito maior não é racial e sim econômico. Se oPelé for a casa de um branco ele será bem recebido, mas se for um branco pobre... esse não terá a mesma acolhida que o Pelé. hoje o preconceito é econômico.

Anônimo disse...

A escravidão no Brasil foi muito rígida para os escravos,eles foram muito mau tratados, mas aqui no Brasil não há mais escravidão ,mas existe o rascismo,o rascismo é crime.

Anônimo disse...

Os negros são mais esforçados a trabalhar para os outros, e com muitos gosto.o negro ele é igual a todo mundo, mas todos criticam, falam mal,escravisam e etc... Deus, não pensou em racismo na hora de te desenhar e nem criticar aos outros,nem á serem prisioneiro.

Anônimo disse...

Na época em que os portugueses colonizarem o BRASIL não tinha mão-de-obra. Então resolveram escravizar os índios e os negros.OS católicos não gostaram não queriam que nínguem fosse condenados a escravidão.Então, em 13/05/1888, a princesa Isabel assinou a lei Áurea.

Anônimo disse...

Na época em que os portugueses colonizaram o Brasil não tinham mão-de-obra para os trabalhos manuais. Então rsolveram escravizar os índios e os negros. Os religiosos não gostaram e não queriam que os índios nem os negros fossem condenados a isso.Então, em 13 de maio de 1888, a Princesa Isabel assinou com sua caneta de ouro a Lei Aúrea.

Anônimo disse...

Olá,Ao falamos em escravidão,è difícil não pensar nos portugueses,espanhóis e ingleses que superlotavam os porões de seus navios de negros africanos, colocando-os a venda de forma desumana e cruel por toda a região da américa è assim surgiu a escravidão no Brasil.

Anônimo disse...

No Brasil, os primeiros engenhos de açucar começou a ser introduzido por negros em São Vicente.Os escravos africanos chegaram aqui com Martim Afonso de Sousa em sua expedição de 1532. Durante 50 anos o tráfico foi regular.
Em 1583 foi realizado o primeiro contrato para a introdução da mão-de-obra africana.Um século mais tarde já havia nas lavouras brasileiras, 50 mil escravos negros,(a maioria em Pernambuco).
O Marquês de Pombal,em 1755criou a Companhia Geral do Comércio do Grão-Pará e Maranhão.
Hoje em dia,não existe mais a escravidão, mas existe uma coisa bem pior que é o racismo,não só pela cor da pele, mas também pela classe social.
*Karine e Bárbara*

Anônimo disse...

Graças a princesa Isabel a Lei Áurea foi assinada em 13 de maio de 1888, a raça negra é uma rça muita descriminada porque é a raça dos escravos no Brasil, antigamente lutavamos contra a escravidão mas hoje em dia lutamos contra o preconceito tomara que o preconceito um dia possa se acabar que nem a escravidão se acabou.

Anônimo disse...

Hoje em dia ainda existe o preconceito,muitas pessoas não percebem que isso faz mal a todos.
Para termos um mundo melhor,não pode existir o preconceito racial,porque desse jeito nunca teremos um mundo feliz.

Anônimo disse...

os negros antigamente eram escravi
sados mas agora não são mais.Agora
é diferente os negros tem casas tem
trabalho e tem a sua família e também ganha um salário bom os negr
os de hoje não precisão mais trabalhar de graça e nem apanhar para sobreviver, porque eles
sofreram muito hoje em dia os negros
são tratados bem e também tratam
a gente bem.

Anônimo disse...

Antigamente todos os negros eram escravizados por causa de sua raça.
Mas hoje em dia tudo mudou por causa da lei áurea que aboliu a escravidão em 13 de maio de 1888.A lei áurea foi muito boa mas alguns negros ainda são descriminados quando saem de casa,e essa lei ainda pode melhorar.

Anônimo disse...

Hoje não existe mais preconceito racial entre as pessoas portanto nós vivemos melhor e não há racismo contra os negros.
Eu acho que hoje em dia vivemos melhor com misturas de raças,porque somos todos iguais e os negros são humanos também.Antigamente os negros eram tratados como animais.
Se você tratar um negro como animal você vai preso,se você chingar um negro de preto você vai preso e isso é muito bom porque acaba com o racismo no país.
com a abolição da escravidão no Brasil vivemos melhor com misturas de raças entre as pessoas sem preconceito.

Anônimo disse...

ATÉ HOJE EXISTE RASCISMO CONTRA OS NEGROS QUE AINDA AS PESSOAS PESÃO QUE FORAM ESCRAVOS NO BRASIL. COMO O FILHOS DA VIZINHA TODOS SÃO NEGROS,DE TANTO SER NEGROS AS PESSOAS FICAM CHAMANDO DE MACACO E ELES NÃO FAZEM NADA PORQUE ELES TEM MEDO DE APANHAR NA RUA.MAS A ESCRAVIDÃÕ FOI MUITO RUIM NO BRASIL PORQUE AS MULHERES NÃO PODIAM SER NEGRAS QUE LEVAVA PARA LEILOAR E NESSE LEILÃO PAGAVAM MUITO POUCO,E OS HOMENS ERAM A MESMA COISA. AGORA FICO PENSANDO COMO QUE PODE A MÃE DELES FAZER UM FILHO NEGRO E O PATRÃO VAI E VENDE BARATO.COMO QUE A VIDA DELES PODIAM VALER TÃO POUCO.

Anônimo disse...

Ao falarmos em escravidão, é difícil não pensar nos portugueses, espanhóis e ingleses que superlotavam os porões de seus navios de negros africanos, colocando-os a venda de forma desumana e cruel por toda a região da América.
Sobre este tema, é difícil não nos lembrarmos dos capitães-de-mato que perseguiam os negros que haviam fugido no Brasil, dos Palmares, da Guerra de Secessão dos Estados Unidos, da dedicação e idéias defendidas pelos abolicionistas, e de muitos outros fatos ligados a este assunto.

Anônimo disse...

Os negros, trazidos do continente Africano, eram transportados dentro dos porões dos navios negreiros. Devido as péssimas condições deste meio de transporte, muitos deles morriam durante a viagem. Após o desembarque eles eram comprados por fazendeiros e senhores de engenho, que os tratavam de forma cruel e desumana.

Apesar desta prática ser considerada “normal” do ponto de vista da maioria, havia aqueles que eram contra este tipo de abuso. Estes eram os abolicionistas (grupo formado por literatos, religiosos, políticos e pessoas do povo); contudo, esta prática permaneceu por quase 300 anos. O principal fator que manteve a escravidão por um longo período foi o econômico. A economia do país contava somente com o trabalho escravo para realizar as tarefas da roça e outras tão pesados quanto estas. As providências para a libertação dos escravos deveriam ser tomadas lentamente.

A partir de 1870, a região Sul do Brasil passou a empregar assalariados

Anônimo disse...

No Brasil, a escravidão teve início com a produção de açúcar na primeira metade do século XVI.
O transporte era feito da África para o Brasil nos porões do navios negreiros. Nas fazendas de açúcar ou nas minas de ouro (a partir do século XVIII), os escravos eram da pior forma possível.Eram proibidos de praticar sua religião de origem africana ou de realizar suas festas e rituais africanos.

Anônimo disse...

Em 1885, foi aprovada a lei Saraiva-Cotegipe ou dos Sexagenários que beneficiava os negros de mais de 65 anos foi em 13de maio de 1888, através da Lei Áurea, que liberdade total finalmente foi alcançada pelos negros no Brasil. Esta lei, assinada pela Princesa Isabel, abolia de vez a escravidão no Brasil.
Nossa opinião sobre a escravião,é uma disumanidade,que infelismente até hoje,existem casos de escravidão com crianças,negros,mendigos.
A abolição foi uma ótima idéia,da princesa Isabel.

Anônimo disse...

Na época em que os portugueses começaram a colonização do Brasil, não existia mão-de-obra para a realização de trabalhos manuais. Diante disso, eles procuraram usar o trabalho dos índios nas lavouras; entretanto, esta escravidão não pôde ser levada adiante, pois os religiosos se colocaram em defesa dos índios condenando sua escravidão. Assim, os portugueses passaram a fazer o mesmo que os demais europeus daquela época. Eles foram à busca de negros na África para submetê-los ao trabalho escravo em sua colônia. Deu-se, assim, a entrada dos escravos no Brasil.
E foi dai em diante começou a escravidão negra

Anônimo disse...

Tudo o que aconteceu na escravidão na minha opinião era tudo errado porque as pessoas tinham que fazer tudo que os outros mandavam,mas hoje é tudo bem diferente nos temos a total liberdade de fazermos o que nos queremos,não dependemos dos outros para termos a nossa própria casa,não precisamos dos outros para trabalhar.Mas nós temos que estudar para podermos termos a nossa própria liberdade.

Anônimo disse...

Em 1885, foi aprovada a lei Saraiva-Cotegipe ou dos Sexagenários que beneficiava os negros de mais de 65 anos.Foi em 13 de maio de 1888, através da Lei Áurea, que liberdade total finalmente foi alcançada pelos negros no Brasil. Esta lei, assinada pela Princesa Isabel, abolia de vez a escravidão no Brasil.
Na época da escravidão nãõ existia mão-de-obra,por isso procuraram o trabalho de índios nas lavouras.Pois os religiosos colocaram em defesa os índios cordenano sua escravidão.Por isso foram a África em busca de negros para escravizalos e nessa época comessou a escravidão.
E em 13 de maio de 1888 houve há libertação dos escravos.

Anônimo disse...

Na metade do século XVI,a escravidão teve o ínicio na
produção do açucar no Brasil.Os comerciantes portugueses vendiam os escravos como se fossem mercadorias.Os escravos trabalhavam muito e eram mal tratados.
As mulheres também sofreram muito com a escravidão principalmente as negras e elas trabalhavam de amas de leite, comum naqueles tempos. O negro também reagiu à escravidão, buscando uma vida digna,e eles começaram a fugir e assim surgiram os quilombos.Nos quilombos,praticavam sua cultura, falavam sua língua e exerciam seus rituais religiosos.
No seculo XIX a escravidão foi contestada pela Inglaterra, então
foi assim que surgiu a Lei Aurea assinada pele princesa Isabel dia 13/05/1888.

Anônimo disse...

Na época em que os portugueses começarão a colonização do Brasil, não existia mão- de- obra para arealização de trabalhos manuais.Diante disso eles procurarão usar o trabalho dos índios nas lavouras,entretanto,esta escravidão não pode ser levada adiante.
os negros trazidos do continente africano eram transportados dentro dos navios negreiros.Apesardesta pratica ser considerada normal do ponto de vista da maioria,havia aqueles que eram contra este tipo de abuso.Apartir de 1870,a região Sul do Brasilpassou a empregar assalariados brasileiros e imigrantes estrangeiros no norte as usinas subistituiram os primitivos engenhos.Em 1885 foi aprovada a lei Saraiva-Cotegipe ou dos sexagenarios que beneficiava os negros de mais de 65 anos.Foi em 13 de maio de 1888 atraves da Lei-Aurea que liberdade total finalmente foi alcançada pelos negros no Brasil.Esta lei assinada pela Princesa Isabel abolia de vez a escravidão no Brasil.

Anônimo disse...

NÁ ÉPOCA DA ESCRAVIDÃO,OS ESCRAVOS eram espancados muitas vezes por coisas como : tentar fugir da casa onde eles trabalhavam(trabalhavam mas não ganhavam sálarios ).E também porque os patrões mandavan os escravos trabalharem e eles não iam, melhor dizendo desobedeciam. Mas hoje em dia não existe mais isso graças á rainha Elizabeth 1 ,mas surgiu outra coisa depois dos negros serem libertados, o racismo, isso é crime e acho que todos nós devemos nos concientizar e vivermos em comunhão seja a pessoa negra ou não.

Anônimo disse...

Os negros eram trazidos do continente Africano, eram transportados dentro dos porões dos navios negreiros. Devido as péssimas condições deste meio de transporte, muitos deles morriam durante a viagem. Após o desembarque eles eram comprados por fazendeiros e senhores de engenho, que os tratavam de forma cruel e desumana.
Os Abolicionistas eram(um grupo formado por literatos, religiosos, políticos e pessoas do povo),esta prática durou quase 300 anos.
O principal fator que manteve a escravidão por um longo período foi o econômico.

Anônimo disse...

OI,Na época em que os portugueses começaram a colonização do Brasil, não existia mão-de-obra para a realização de trabalhos manuais. Diante disso, eles procuraram usar o trabalho dos indios. Assim, os portugueses passaram a fazer o mesmo que os demais europeus daquela época. Eles foram à busca de negros na África para submetê-los ao trabalho escravo em sua colônia. Deu-se, assim, a entrada dos escravos no Brasil.
Apesar desta prática ser considerada “normal” do ponto de vista da maioria, havia aqueles que eram contra este tipo de abuso. Vinte anos mais tarde, foi declarada a Lei do Ventre-Livre,Esta lei tornava livre os filhos de escravos que nascessem a partir de sua promulgação.Foi em 13 de maio de 1888, através da Lei Áurea, que liberdade total finalmente foi alcançada pelos negros no Brasil. Esta lei, assinada pela Princesa Isabel, abolia de vez a escravidão no Brasil.esta foiminha opnião sobre esta"CRISE" no brasil,FALÔ RAPASIADA.

Anônimo disse...

Se alguem ouve a palavra escravidão logo vem a sua cabeça portugueses,espanhois e ingleses que vendiam negros e africanos por toda américa lotando seus navios e saindo para comercializa-los. agora falando do Brasil não se pode faltar os capitões-de-mato que perseguiam os negros que haviam fugido no Brasil.
mas a escravidão não é tão nova assim não,pois desde os primórdios quando aconteciam as guerras os HEBREUS foram vendidos desde o começo da história.no Brasil a escravidão teve inicio na metade do séc.XVI com a produção de açúcar o transporte era feito nos porões do navios negreiros,os escravos eram tratados da pior forma possivel se é que era possivel tratar pior do que do jeito que eles tratavam.
não podiam expressar sua religião africana só podia ser a católica,se eles falassem alguma palavra em africano eles eram maltratados,ou seja,eles tinham que se naturalizar brasileiros.
no sec. do ouro no Brasil alguns até consiguiam comprar a sua liberdade mas eram muito poucos,então começaram a surgir as revoltas nas fazendas,os escravos comaçaram a guerrear por sua liberdade que era mais do que justa,vocês não acham?
a partir da metede do sec. XIX a escravidão no Brasil passou a ser contestada pelos ingleses,_em1850,o Brasil cedeu pressões inglesas
_em 28 de setembro de 1871 o Brasil assinou a lei do ventre livre.mas só no final do sec XIX a escravidão foi mundialmente proibida.